NO CAMINHO DE LÊNIN
Pequeno grupo compacto, seguimos por um caminho escarpado e difícil, de mãos dadas firmemente. Estamos rodeados de inimigos por todos os lados e temos de marchar quase sempre debaixo do seu fogo.
A INTERNACIONAL
Unimo-nos em virtude de uma decisão livremente tomada, precisamente para lutar contra os inimigos e não cair no pântano vizinho, cujos habitantes, desde o início, nos censuram por nos termos separado num grupo à parte e por termos escolhido o caminho da luta e não o da conciliação.
E eis que alguns de nós começam a gritar: «Vamos para o pântano!» E quando procuramos envergonhá-los replicam: «Que gente tão atrasada sois! Como é que não tendes vergonha de nos negar a liberdade de vos convidar a seguir um caminho melhor!»
Oh!, sim, senhores, sois livres não só de nos convidar, mas também de ir para onde melhor vos parecer, até para o pântano; até pensamos que o vosso verdadeiro lugar é precisamente o pântano e estamos dispostos a ajudar-vos, na medida das nossas forças, a mudar-vos para lá.
Mas nesse caso largai-nos a mão, não vos agarreis a nós e não mancheis a grande palavra liberdade, porque nós também somos «livres» para ir para onde melhor nos parecer, livres para combater não só o pântano como aqueles que se desviam para o pântano!
A REVOLUÇÃO BOLCHEVIQUE!
(Ernesto Germano Parés)
*
Se a Revolução Russa aconteceu no dia 7 de novembro de 1917, por que chamamos de Revolução de Outubro?
*
Porque, em 1917, a Rússia ainda usava o antigo calendário juliano e, nesse caso, a Revolução teria ocorrido no dia 25 de outubro. Depois da Revolução o Governo Soviético acompanhou todos os demais países que já adotavam o calendário gregoriano. De fato, pelo calendário que usamos até hoje, a Revolução Bolchevique aconteceu no dia 7 de novembro de 1917! Mas continuamos chamando de Revolução de Outubro, em respeito aos acontecimentos históricos do país, na época.
*
Na verdade, todo o processo que levou à Revolução tem início nas conhecidas “Jornadas Revolucionárias de 1905”, descritas por Lenin em seu trabalho. Mesmo derrotada, a luta do povo russo não deu tréguas e, em fevereiro de 1917 (março pelo calendário gregoriano), conseguem derrubar a a monarquia do Czar Nicolau II, o último Czar a governar. Em seu lugar surge uma República com perfil liberal e conservador.
*
O Czar governava o país com total autonomia, sem responder a qualquer outro poder, e a economia era completamente desorganizada. A economia rural, base de sobrevivência do povo russo, era um caos e só os grandes proprietários podiam determinar o que seria ou não feito. O país era, portanto, um fermento de descontentamentos e muita tensão social.
*
Por ocasião da queda do Czar a Rússia conhecia vários partidos políticos e vamos citar apenas alguns deles: a) os “monárquicos”, que eram uma aglomeração de várias tendências, foram poderosos na época do czar, e se aliavam aos cadetes em alguns pontos; b) os “kadetes”, que receberam esse nome em função da sigla do partido (Constitucionais Democratas), eram reformistas e, depois da derrubada de Nicolau II fizeram parte do Governo Provisório e se tornaram ainda mais conservadores; c) os “Socialistas Populistas”, também conhecidos como “Trudoviques” (Grupo Trabalhista), muito pequeno e composto por intelectuais; d) o “Partido Operário Social-Democrata Russo de origem socialista, marxista, e que, desde o Congresso de 1903, estava dividido entre uma ala majoritária (Bolchevique) e uma minoritária (Menchevique), mais tarde se separaram.
*
Esclarecida a questão da data, daqui em diante vamos continuar usando o calendário tradicional, mas conhecido pelos livros, sem fazer as correções.
*
O Menchevique incluía socialistas de várias tendências defendendo que haveria uma “evolução gradativa” da sociedade até ao socialismo. Os Bolcheviques, seguidores de Lenin, que defendiam uma Revolução como superação do sistema.
*
Outros partidos na época eram: Partido Socialista Revolucionário; Partido Socialista Revolucionário de Esquerda; Maximalistas e outros pequenos.
*
Entre os dias 20 e 21 de abril acontecem manifestações contra a guerra que sacudia a Europa e forçava os trabalhadores a abandonarem o campo. Muitas unidades militares se juntaram ao povo que desejava a paz. O Governo Provisório apresenta uma proposta de Assembleia Constituinte, mas os bolcheviques não aceitam e denunciam o golpe que estava em andamento.
*
Tem início um duro trabalho dos bolcheviques com material de propaganda, ampliação do jornal Pravda e incentivo a outras rebeliões. No dia 20 de agosto, depois de eleições municipais, os bolcheviques ganharam um terço dos votos, mas perdiam espaço entre os operários organizados nos sovietes.
*
A Rússia passava por período de mudanças. Kerensky, chefe do governo provisório, se demite após a tentativa de golpe do General Kornilov, apoiado pela classe média das grandes cidades russas. Kornilov e seus seguidores achavam que só uma vitória na guerra daria novamente estabilidade à Rússia, mas não ouvia o povo que estava cansado de sustentar uma guerra que não era dele!
*
O Partido Bolchevique conclama os trabalhadores e o povo a uma luta contra Kornilov e iniciam a montagem de uma organização militar revolucionária para derrotá-lo. Assim foi criada a Guarda Vermelha com os operários de Petrogrado. Delegados dos Sovietes e dos soldados da capital conseguiram convencer as tropas sobre o caráter do golpe e a abandonar a marcha sobre a capital. Kornilov foi derrotado e preso sem que se disparasse um tiro.
*
Em 20 de Outubro (anunciado em 26 de setembro) tomou lugar o Segundo Congresso Pan-Russo de Sovietes, por iniciativa dos bolcheviques, a despeito de que apenas 8 de 169 sovietes tenham expressado apoio a este. A estratégia de Lenin era desgastar a proposta da Assembleia Constituinte.
*
No dia 6 de outubro as tropas alemãs se aproximavam de Petrogrado e o governo liberal planejou abandonar a cidade. Os bolcheviques se opuseram e, no dia 9, o Soviete votou a favor de um Comitê Militar-Revolucionário (CMR)!
*
Na noite de 21 de outubro, o CMR tomou o controle da guarnição de Petrogrado em nome do Soviete de Deputados Operários e Soldados. A insurreição bolchevique começou em 24 de outubro, quando as forças contrarrevolucionárias tomaram medidas modestas para proteger o governo. O CMR enviou grupos armados para tomar as principais agências telegráficas e baixar as pontes sobre o rio Neva. A ação foi rápida e sem impedimentos.
*
Um comunicado declarando o fim do Governo Provisório e a transferência do poder para o Soviete de Petrogrado foi emitida pelo CMR às 10 horas de 25 de outubro. Hoje sabemos que esse comunicado foi redigido por Lênin. Na tarde do mesmo dia Trotsky presidia uma sessão extraordinária do Soviete. Teve início o Segundo Congresso de Sovietes que elegeu um Conselho de Comissários do Povo composto por três mencheviques e 21 bolcheviques e socialistas de esquerda, e que formaria a base de um novo governo. O Comitê Executivo do Soviete de Petrogrado rejeitou a decisão daquele congresso e convocou os sovietes e o exército para defender a Revolução.
*
Na noite do dia 26 o Congresso aprovou o Decreto da Paz, propondo a retirada imediata da Rússia da Primeira Guerra Mundial, e o Decreto da Terra, que propunha a abolição da propriedade privada e a redistribuição de terras entre os camponeses.
*
Símbolo da Revolução Bolchevique de 1917, o Cruzador Aurora, ancorado no cais, deu o sinal para o início da Revolução. Na noite do dia 25 de outubro de 1917, a tripulação do Aurora descumpriu as ordens de sair para o mar, causando um alvoroço na cidade. Por volta das dez horas da noite, um estouro vindo do cruzador alertava os bolcheviques para que invadissem o Palácio de Inverno, antiga moradia do czar.
*
Os bolcheviques tomavam o poder e o Aurora tornou-se um dos maiores símbolos da União Soviética. Em uma conhecida canção russa que homenageia o Aurora, um dos versos descreve a sua capacidade de alterar o destino de todo um povo.
*
VIVA A REVOLUÇÃO RUSSA DE 1917!
*
TODO O PODER AOS SOVIETES DE OPERÁRIOS E SOLDADOS!
7 de Novembro !!! 🚩👍 107 anos da Revolução Russa / 1917-2024 🚩 B. И . Lenin.👍 Rússia Soviética / Советская Россия . "🚩- Estamos iniciando esta nova experiência. Em que período e quando exatamente os trabalhadores de qualquer nação realizarão tal processo é uma questão sem importância. O importante é que o gelo se quebrou, que o caminho estava e está aberto, que o caminho está mostrado". V.I. Rússia Soviética, 🚩1917 ★ 2024🚩
ResponderExcluir