quinta-feira, 31 de outubro de 2024

O CENTENÁRIO DE NASCIMENTO DE RAFAEL MARTINELLI – FERROVIÁRIO E COMUNISTA * Organização Comunista Arma da Crítica/OCAC

O CENTENÁRIO DE NASCIMENTO DE RAFAEL MARTINELLI – FERROVIÁRIO E COMUNISTA

Rafael Martinelli teria completado cem anos no dia 16 de outubro. Martinelli era um militante da velha cepa. Lutou até os seus últimos dias.

Comunista, foi do PCB e da ALN, onde combateu a ditadura ao lado de Carlos Marighela e Joaquim Câmara Ferreira. Participou, ainda, da fundação do PT. Na ALN, participou de ações armadas contra a ditadura, como o assalto ao trem pagador.

Líder sindical ferroviário, da antiga ferrovia Santos-Jundiaí, Martinelli foi preso duas vezes, em 1955 e 1970. Nessa última prisão, foi barbaramente torturado no Doi-Codi-SP e no Deops. Cumpriu pena no Presídio Tiradentes, onde foi referência aos demais presos políticos.

À frente do Fórum dos ex-presos e perseguidos políticos de São Paulo, deu continuidade à luta pro memória, verdade e justiça. Martinelli apresentou projetos de desenvolvimento do país através da expansão do sistema ferroviário, com preocupação com a economia nacional e geração de empregos.

Rafael Martinelli foi admirado pelos que o conheceram. Sempre disposto a repassar aos mais jovens a sua experiência de militância, que se confunde coma história do país e das lutas do seu povo. Para maior conhecimento sobre sua vida indicamos dois vídeos. O primeiro é uma entrevista no canal Os Irredentos (https://www.youtube.com/watch?v=ZgT4sCQQnrI) e o outro sua entrevista a Antônio Abujamra no programa Provocações (https://www.youtube.com/watch?v=1_DEboax47k). também indicamos sua biografia, cujo título é Estações de Ferro – Rafael Martinelli, escrita por Roberto Gicello Bastos.
*

Nenhum comentário:

Postar um comentário